sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O presságio da sereia, Katy Gardner (Sugestões de leitura)

Por Sara Luís

Sinopse
Cass Bainbridge é uma professora de História que vive em Londres com o seu companheiro de há quase dez anos, Matt, e que decide aceitar uma proposta para leccionar em Brighton. Todos os seus problemas começam quando se muda para esta nova cidade. Segredos que tinha conseguido esquecer durante toda a sua vida são agora descobertos e revividos pela protagonista deste livro. No percurso de Cass, existem dois alunos que vão ter um papel muito importante na revelação deste segredo. Ao sentir-se pressionada, Cass vê-se obrigada a contar que teve de abandonar um filho, fruto de uma violação quando tinha apenas 15 anos, e é a partir daí que percebemos este seu medo pelo mar e pelo casamento. Este é um livro capaz de nos transmitir as mais variadas emoções. E, como nos diz a capa do livro, “Os segredos mais profundos arrastam consigo correntes sombrias”.

Apreciação críticaEste foi, sem dúvida, o melhor livro que li até hoje. É uma historia cativante do início ao fim, uma história feita de recuos no tempo e que nos mostra exactamente o drama que vive a protagonista. A história do livro é capaz de nos transportar completamente para dentro dele, faz-nos ler compulsivamente. É uma história intensa, com romance, mistério e suspense. Aconselho vivamente a leitura deste livro pois é um livro impressionante e com um final completamente inesperado. É um romance cheio de aventuras e as sem as comuns “lamechices”.
Existem livros que lemos e cujas histórias esquecemos logo nos dias seguintes. No entanto, existem outros que nos marcam. E este é verdadeiramente um exemplo disso. Deixa-nos recordações das suas personagens, das cores, dos cheiros, das sensações que conseguimos experimentar ao folhear cada página desta história.
Esta obra fez-me realmente pensar nos segredos que toda a gente esconde. Todos nós temos os nossos segredos bem guardados e que nunca queremos que sejam descobertos. No entanto, isso nem sempre acontece! Por mais voltas que a nossa vida dê, se existir alguma coisa do passado que nos intimide, mais tarde ou mais cedo ela vai aparecer. Neste livro, é observável a reacção de pânico que o ser humano tem quando pensa que vai ser “descoberto”. É algo que nos ultrapassa, algo que nunca conseguimos nem vamos conseguir controlar. Este livro fez-me também ver que, às vezes, a revelação desses segredos até pode ser um ponto a nosso favor, deixámos de ter tantas preocupações e a vida segue o seu curso sem ter de ficar tão presa ao passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário