domingo, 24 de janeiro de 2010

Opinião - Será a leitura importante?

Será a leitura importante?

Se me amputassem uma das minhas pernas, com o apoio da outra conseguiria movimentar-me ainda que com alguma dificuldade. E se me amputassem também a outra? Bem, graças ao progresso tecnológico, conseguiria movimentar-me com o apoio das máquinas. Mas, se me tirassem o hábito de ler, tiravam-me tudo porque ficaria sem asas para voar.
Como eu sempre digo, o maior cego não é aquele que não vê com os olhos da cara mas sim aquele que é cego da mente. A leitura liberta-nos, faz-nos sair de um lugar sem o nosso corpo pois a nossa capacidade de imaginar é ilimitada. Quando nos sentamos no sofá da nossa casa a ver programas de televisão, as coisas não são mais que aquilo que os nossos olhos estão a ver mas, quando lemos, seja que livro for, através da nossa imaginação, montamos um cenário, ou seja, o ambiente à volta das personagens é como nós o imaginamos.
Uma outra razão que me leva a afirmar que a leitura é importante é o poder mágico que os livros têm de nos transformar, de nos fazer ver o mundo de vários ângulos. E também, quando começamos a ganhar o gosto pela leitura, com os conhecimentos que vamos adquirindo, tornamo-nos mais maduros. Digo isto porque, na minha opinião, são os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida que moldam a nossa personalidade, tornando-nos pessoas fortes. Ingerimos alimentos para podermos ser fortes e saudáveis no sentido físico. E se alguém tentasse negligenciar essa lei natural, concerteza não viveria por muito mais tempo. Do mesmo modo, também temos de plantar conhecimentos no terreno das nossas mentes para podermos ser fortes ao nível intelectual e estarmos preparados para refutar os argumentos que nos apresentam. Se desprezarmos isso, tornamo-nos mais vulneráveis às “filosofias baratas”.
Sendo assim, para estarmos preparados para enfrentar este mundo complexo, temos de nos deixar transformar pela magia dos livros.

Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário