A Árvore dos Segredos
Sofia Solanas é uma menina criada num magnífico rancho nas pampas argentinas. Mimada, determinada, e amada por todos os que a rodeiam à excepção da mãe, Anna.
Sofia envolve-se apaixonadamente com o primo Santiago, mas, quando os pais descobrem, mandam-na para a Europa separando Sofia da pessoa que mais ama. Esta parte para a Europa sem nunca chegar a dizer a Santiago que esperava um filho dele, pelo que mais tarde, quando tem a criança, a deixa num orfanato e parte para Londres.
Os anos passam e cada um refaz a sua vida separadamente, até que um dia, 20 anos mais tarde, uma tragédia familiar faz Sofia regressar a Buenos Aires.
Santiago e Sofia não escondem a emoção que sentem, pois o amor destes foi horrivelmente proibido. Sofia aproveita a ocasião para contar que esperava um filho dele na altura em que os separaram.
Mais tarde, Sofia descobre que o seu filho e de Santiago está no rancho da família. Fora seu pai que mandara adoptá-lo e assumi-lo como filho da governanta. Ambos voltam para debaixo da árvore que viu este amor crescer e decidem não prejudicar as pessoas que amam ficando juntos. Sofia volta para Inglaterra levando um Ombu consigo para plantar lá.
Apreciação Crítica
A Árvore dos Segredos é um livro acessível a nível de escrita, está muito bem estruturado e mesmo a nível de pesquisa sobre a cultura da Argentina é fiel.
Em relação à história, eu pessoalmente gostei bastante, é narrada de forma contínua e coerente, ou seja, não fica parada sempre no mesmo ponto.
Elogio a autora pelo argumento do livro que foi assumido como um dos melhores por conceituados jornais ingleses.
Quanto à capa, falando da edição que foi lançada em Portugal, penso que está de acordo com a história uma vez que na capa tem uma rapariga e um cavalo, a mesma tem o cabelo solto, o que transmite uma sensação de liberdade que vai de encontro com a personagem “Sofia” que é caracterizada no início do romance.
Aconselho vivamente a lerem este livro porque é de facto uma boa história.
Hélia Sacramento
Sem comentários:
Enviar um comentário