“O Hobbit” de John Tolkien
O livro “O Hobbit”, de John Tolkien, foi escrito para crianças, apresentando-nos um extraordinário mundo de fantasia com criaturas que vão desde homens, elfos, anões, hobbits (como não podia deixar de ser, devido ao próprio nome do livro) até criaturas “malignas” como trolls, goblins, lobos e aranhas gigantes, para além do dragão Smaug.
A personagem central deste livro é o pequeno Bilbo que, no início, é um hobbit preguiçoso, tímido, que gosta de comer todas as suas refeições (não podendo ficar nenhuma esquecida), e que, em especial, não gosta de se aventurar muito. Mas, no fim da acção do livro (que envolve lutas com as mais variadas criaturas), esta personagem mostra-nos uma evolução espectacular visto que passa a ser um hobbit aventureiro, confiante e perspicaz.
Também é importante destacar os elementos surpresa que vão sendo “inseridos” ao longo de toda a acção do livro, os perigos pelos quais as personagens passam, a descrição das personagens e dos variados cenários que Tolkien vai fazendo ao longo do livro, pois todos estes elementos permitem ao leitor “entrar” no livro e “conviver” com as personagens. Tudo isto, aliado à escrita aprazível de Tolkien, faz com que sejamos invadidos pelos mais variados sentimentos/emoções, ajudando também para este facto o ritmo criado ao longo da história.
Por fim, acho que o facto de todas as histórias para crianças apresentarem uma moral sobre a vida é importante para o desenvolvimento pessoal destas. Esta história também não fica atrás realçando a importância dos amigos e o facto de que devemos esquecer as diferenças que apresentamos entre nós pois, como alguém dizia, somos “todos diferentes, todos iguais” e devemos tentar viver em harmonia.
Assim, na minha opinião, acho que este é um livro que todos deviam ler e apreciar pois, se ler é considerado por muitos como viajar, este livro devia ser um roteiro que todos deviam ter a oportunidade de desfrutar.
Joana Calmeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário