O rapaz do pijama às riscas, Jonh Boyne
Por Mariana Correia
Bruno, um pequeno rapaz que vive durante a II Guerra Mundial, vê a sua vida mudar radicalmente quando se muda de Berlim para uma cidade desértica, onde as pessoas são separadas por uma vedação. O seu pai é um comandante nazi e para Bruno isto nada lhe diz até que se encontra com Shmuel, um pequeno judeu. A curiosidade de Bruno vai levá-lo da doce inocência à grande revelação.
Apreciação crítica
Na minha opinião valeu a pena ler esta obra. Gosto bastante de livros que retratem o que de alguma forma o nosso mundo passou. Recomendaria sem dúvida este livro pois retrata uma realidade cruel e recente. É impossível ignorar tudo o que se passou nesta época. Já não vivemos na II Guerra Mundial mas ainda hoje muitas pessoas sofrem de descriminação pelos mais diversos motivos.
Esta obra fez-me reflectir sobre tudo o que aprendi até hoje sobre a II Guerra Mundial, sobre os campos de concentração e sobre tudo o que o Homem é capaz de fazer para atingir os seus ideais. Nesta época, muitas pessoas foram sacrificadas devido ao preconceito, coisa que ainda hoje existe e, por mais que o tempo passe, as pessoas não conseguem ultrapassar sentimentos como estes.
Sem comentários:
Enviar um comentário