domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sugestões de leitura - "O Adolescente Milionário"

O Adolescente Milionário, Jonathan Self

Por Eduardo Lopes

Trata-se do guia financeiro de todos os jovens ambiciosos. Para quem acha que o dinheiro é um assunto aborrecido, vale a pena pensar nisto: quando se tem dinheiro, pode-se comprar e fazer o que se quiser. O dinheiro é um passaporte para uma vida mais fácil e confortável. Significa liberdade. Na verdade, a única coisa aborrecida acerca do dinheiro é não ter o suficiente. E é por isso que este é um livro interessante. Porque explica como podes sempre ter dinheiro suficiente.
Neste livro, Jonathan Self desmistifica todos os aspectos relativos à gestão do dinheiro, desde o funcionamento de contas bancárias aos perigos dos cartões de crédito. Usando sempre uma linguagem clara e acessível, Self alerta também para o cuidado que se deve ter quando se tomam decisões relacionadas com dinheiro e ensina como fazer um bom orçamento.
Com muita informação e conselhos úteis, este é um livro indispensável para aprender todos os segredos sobre o dinheiro.

Apreciação crítica:

Vou começar por dizer que este livro é ideal para pessoas que não têm a mínima ideia de como gerir o seu dinheiro. Este livro, apesar de antes já dar o devido valor ao dinheiro, veio fazer com que eu gerisse melhor o meu dinheiro, tirando maior proveito do mesmo. É um livro que está muito bem organizado, por tópicos, e que tem uma linguagem bastante acessível, até porque é destinado aos jovens, e isto permite uma melhor compreensão das ideias do autor e também ajuda a decorar melhor essas mesmas ideias. Eu gostei muito do que li e principalmente do que aprendi com o livro, e o facto de a minha área de formação ter a ver com o livro também ajudou a uma melhor compreensão do mesmo.
Este livro, na capa, diz que é um guia financeiro para todos os jovens ambiciosos, sendo que esta frase vai fazendo mais sentido a cada página virada. Ou seja, o que quero dizer com isto é que realmente se no início do livro já somos ambiciosos e queremos sempre mais, no final, eu acho que ficamos um bocado obsessivos com esta ideia. Eu não sei se vocês já puseram a mão na consciência, mas eu queria que reflectissem comigo. Por exemplo, quando nós, jovens, estamos em tempo de aulas, gastamos um dinheiro absurdo em pequenos-almoços. Ou seja, um pequeno-almoço a 1,50€ dá, no final da semana, 7,50€. Isto é, no final do mês são 30€, repito, 30€. Uma ideia que deixo é trazerem uma sandes e um pacote de leite de casa, fazendo com que esses 30€ dêem, por exemplo, para passear num fim-de-semana ou ir ver um jogo de futebol.
Concluindo, acho que já toda a gente percebeu com este meu último exemplo que o dinheiro pode ter um maior aproveitamento nas nossas mãos do que realmente tem.


Gostei de ler este livro porque, em primeiro lugar, está destinada aos jovens. Em segundo lugar, porque a minha área de formação enquadra-se no tema deste livro, tornando-o desde logo atractivo. E, em terceiro lugar, porque é uma obra que faz "abrir a pestana", ou seja, faz com que nós pensemos na importância que o dinheiro tem nas nossas vidas. Esta obra fez-me reflectir sobre a importância que o dinheiro tem na nossa vida. Nós, jovens, desvalorizamos muitas vezes o dinheiro, gastando-o em coisas desnecessárias. Esses gastos podiam contribuir para uma vida de melhor qualidade, no futuro, mas para isso é preciso saber investir. Este livro veio numa altura excelente da minha vida, pois posso ainda ter a oportunidade de pôr muitos destes planos em prática, assegurando desde já o meu futuro. Penso que é nestes pontos que o livro me fez reflectir: Economia, Poupança e Futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário